Projeto "Agricultura Urbana Familiar'

O Projeto “Agricultura Urbana Familiar (AUF)” está surgindo tendo em vista o levantamento realizado pela IETJ da quantidade de solo urbano (quintais) não utilizados, podendo esses aproveitados para a produção agrícola visando o sustento das famílias.

Outro dado são os espaços públicos que são utilizados como depósitos de lixos e entulhos, acumulando isentos e roedores, além do mau cheiro, podendo ser aproveitado para a criação de hortas comunitárias.

Com o fomento ao plantio de frutas, legumes e verduras e Ervas medicinais em hortas domésticas nos quintais ou outro local ocioso conseguiremos criar uma fonte alternativa de renda para população, principalmente a de baixa renda em que oferecerá melhor qualidade de vida para as crianças e adolescentes.

A visibilidade do projeto vai facilitar a regularização de terrenos abandonados e acabar com grandes lixeiras espalhadas pelo território municipal e contribuir para melhoria de vida das famílias além da utilização do cultivo urbano

O principal aspecto no qual a agricultura urbana difere da rural, no entanto, é o ambiente.

A agricultura urbana pode ser realizada em qualquer ambiente urbano, podendo ser praticada diretamente no solo, em canteiros suspensos, em vasos, ou onde a criatividade sugerir.

Qualquer área disponível pode ser aproveitada, desde um vaso dentro de um apartamento até extensas áreas de terra, sob luz natural ou artificial.

Justificativa

A Agricultura Urbana Familiar é um fenômeno com características muito específicas exigindo, por isso, uma abordagem global, integrada e interdisciplinar.  A partir de 2007 de acordo com a FAO, mais de metade da população mundial passou a viver nas cidades. Este fenômeno terá tendência para se acentuar nas próximas décadas, e constitui já, na atualidade, um desafio em termos de segurança alimentar, sobretudo nas cidades da baixada fluminense. A Agricultura Urbana a partir de políticas adequadas e outras medidas de governo ao nível local, poderá contribuir para a soberania alimentar, melhoria das condições de vida das famílias mais desfavorecidas e para a qualidade de vida do ambiente da população urbana. Daí, a IETJ com a finalidade de contribuir com as famílias urbanas elaborou o Projeto “Agricultura Urbana Familiar – UAF”, apresentando esse modelo de cultura urbana na cidade.

Público Alvo: Famílias em geral

Cidade inicial: Belford Roxo-RJ

Quantidade de famílias previstas no Projeto piloto: 3400

Custos do investimento para cada família: R$ 777,54

Início previsto: 2 de Julho de 2024

Término previsto: 30 de junho de 2025

Benefícios: As famílias receberão (8 tipos de mudas de hortaliças), (10 tipos de mudas de legumes), (7 tipos de mudas medicinais) e (11 tipos de mudas frutíferas),  com toda assistência através de engenheiro agrícola, Biólogo, Técnico agrícola e horticultores.

Se você mora em Belford Roxo?, faça sua adesão de interesse do projeto chegar em sua casa ou seja um provedor ou patrocine como pode, faça pelo link abaixo